Servidor DNS: Bind!

Fiquei meio ausente do blog esses dias.. mas estou de volta! rs
Sempre tentando melhorar o serviço que presto aos meus clientes, implantei junto ao meu servidor proxy um servidor DNS. Como sabemos, o servidor DNS é responsável por "converter" o endereço que digitamos no navegador, por exemplo, para um número IP. Exemplificando, se abrimos o prompt de comando e dermos um ping em www.google.com teremos a seguinte resposta:

root@ubuntu:~# ping www.google.com
PING www.l.google.com (64.233.163.104) 56(84) bytes of data.
64 bytes from bs-in-f104.google.com (64.233.163.104): icmp_seq=1 ttl=54 time=38.7 ms
64 bytes from bs-in-f104.google.com (64.233.163.104): icmp_seq=2 ttl=54 time=28.4 ms
64 bytes from bs-in-f104.google.com (64.233.163.104): icmp_seq=3 ttl=56 time=57.5 ms

Observe os números em negrito. Este é o IP do google.com.. se digitarmos esse IP no navegador entraremos também no google.com.. Bom, em resumo, os sites poderiam ser acessados através do endereço IP.. mas isso não seria nada prático.. imagine decorarmos os IPs dos sites... Por isso desenvolve-se este modo de referenciar-se aos sites através de nomes, mas esses nomes precisam ser convertidos nos IPs.. e voltando ao início... para isso usamos um Servidor DNS!
Cada provedor fornece a seus clientes seus servidores DNS... Existem servidores alternativos, como os do OpenDNS, muito bons por sinal. Porém, quanto mais perto a resolução de nomes estiver do seu cliente, mais rápido ele terá seu acesso ao site direcionado. Por isso a vantagem de se implantar um servidor DNS na sua rede local. Ele fará um cache dos nomes resolvidos, por exemplo: um usuário acessou o www.youtube.com e o servidor converteu o youtube.com em IP e "gravou" essa informação.. na próxima tentativa de acesso a esse domínio, o servidor local já entrega rapidamente o IP do domínio ao seu cliente...
Pesquisando, resolvi implantar o Bind no Ubuntu que uso aqui! Segui este post (excelente) do Júlio Cardoso:

http://www.xjulio.info/blog/configurando-um-servidor-de-dns-local-cache-usando-o-bind9-no-ubuntu

Senti relativa melhora aqui! É instalar e verificar!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Senha de internet bloqueada: Banco do Brasil

FTP com JAVA