Dica: procure onde pode estar o problema da sua internet!

Sua navegação parou e você não sabe se o problema é com sua operadora, com sua rede doméstica ou seu roteador wireless? Bom, aí vai uma dica de um comando bem simples do Windows que pode lhe ajudar a entender onde pode estar o problema. Abra o prompt de comando (Iniciar -> Executar -> digite cmd e aperte OK). Com o prompt aberto, digite o seguinte comando:

tracert -d www.uol.com.br

Este comando irá traçar a rota do seu computador até o destino especificado, que no caso é o site da UOL. Através do resultado apresentado, poderemos identificar onde pode estar o problema. Veja o resultado apresentado como exemplo:

Tracing route to www.uol.com.br [200.147.3.142]
over a maximum of 30 hops:

1 3 ms 3 ms 3 ms 192.168.2.1
2 7 ms 8 ms 7 ms 30.30.10.1
3 10 ms 16 ms 13 ms 187.49.222.49
4 16 ms 19 ms 17 ms 187.49.220.5
5 32 ms 20 ms 18 ms 189.112.104.30
6 19 ms 29 ms 16 ms 201.48.44.33
7 40 ms 36 ms 33 ms 201.48.44.22
8 177 ms 182 ms 176 ms 187.50.51.253
9 42 ms 40 ms 35 ms 189.109.56.2
10 32 ms 44 ms 43 ms 200.147.26.81
11 47 ms 23 ms 24 ms 200.147.26.6
12 32 ms 24 ms 34 ms 200.147.3.142

Trace complete.

Veja que o resultado é numerado de 1 a 12, cada número representando o que chamamos de salto na rede. O primeiro salto apresentado (192.168.2.1) é o meu roteador wireless, isto é, o primeiro ponto pelo qual passa a requisição enviada, Veja que atinjo esse ponto em apenas 3ms, o que é bom! O segundo salto (30.30.10.1) é o gateway configurado no meu roteador que já pertence à operadora. O tempo de 7ms é razoável, considerando-se que minha operadora é wireless. Os passos seguintes são de outros nós da rede até chegar no servidor do site em si, que é o último salto. Bom, o que podemos concluir é o seguinte: se você não chegar ao gayeway da operadora, que no caso aqui foi o segundo salto, o problema está mesmo na sua conexão até a operadora e convém abrir um chamado. Se você atingir o gateway e não prosseguir, sua operadora provavelmente está com problemas generalizado e convém esperar. Se você usa um roteador, como eu, e não conseguir chegar até ele neste teste também, você tem um problema na sua rede interna.
Lembrando que são só algumas dicas, pois problemas de conexão podem ter diversas origens. Mas não custa testar de vez em quando e até avaliar o tempo de resposta até o destino final, que não deve ser superior a 80ms para se ter uma boa conexão.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cálculo de Horas Úteis - Excel (horas úteis entre duas datas)

Notebook não desliga completamente

Ajustar horário de verão 2013/2014 no Mikrotik